Por Lylian Brandão*
Queremos que os talentos escolham ficar, mas para isso, as empresas precisam promover ambientes saudáveis que conciliem a atividade profissional e as demandas individuais de seus colaboradores. Estamos passando por uma grande transformação. Por um lado, um mercado cada vez mais tecnológico e com desafios de gestão e resultados e por outro, profissionais em busca de propósito, satisfação e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
A pandemia acelerou alguns movimentos como o trabalho remoto, atualmente se adequando ao modelo híbrido, reuniões online, fóruns e encontros digitais. As grandes metrópoles enfrentando os problemas da mobilidade urbana e as pessoas cada vez mais presas em suas telas, sentindo falta da verdadeira conexão olho no olho propiciada apenas nos ambientes presenciais. A busca pela diferenciação das empresas e de seus profissionais, exige inovação, criatividade e adaptação à era da inteligência artificial, a grande revolução tecnológica que veio para ficar.
Os desafios do Employer Branding são enormes na busca do bem-estar numa sociedade cada vez mais exausta e em busca de produtividade. As empresas e o colaboradores para alcançarem esses desafios precisam compartilhar dos mesmos valores éticos e profissionais.
Conhecer a atratividade das empresas do ponto de vista dos públicos de interesse e compreender melhor as aspirações dos profissionais, permite um melhor alinhamento com os objetivos da empresa.
A Merco, por meio do ranking Talento, reconhece as 100 empresas com maior capacidade de atrair e fidelizar TALENTOS no Brasil. Essa medição, que acontece anualmente, é composta por 11 fontes de informação, além da avaliação do público interno, ou seja, dos colaboradores das empresas, seus Indicadores internos e a presença nos meios digitais, também conta com a avaliação de profissionais especializados na área de Talentos/ Recursos Humanos, e atratividade para o público externo, universitários e ex-alunos de escolas de negócio e a avaliação da População Geral.
Neste ano de 2024 empresas de 36 setores foram reconhecidas entre as 100 melhores empresas no Merco Talento, com destaque para o setor de Cosméticos que ocupa a liderança com a Natura e a 3ª posição com o Grupo Boticário. O ranking avalia as empresas por meio de 3 eixos: Reputação Interna, Marca Empregadora e Qualidade do Trabalho, em 15 variáveis. E quando os entrevistados foram perguntados sobre a avaliação nas variáveis das empresas que gostariam de trabalhar o “setor” de atuação foi o grande destaque seguido por “admirada por valores e resultados”, “orgulho de pertencer” e “valores éticos e profissionais”. Por outro lado, as piores avaliações foram “Conciliação/Equilíbrio” e “Relação com os chefes diretos”. Uma variável que aparece tanto como fortaleza como fraqueza das empresas em que gostariam de trabalhar é o salário e o desenvolvimento profissional, o que demonstra que a Qualidade Laboral segue tendo um papel fundamental na atração e fidelização de Talentos.
Empresas que priorizam a atração e fidelização de talentos tendem a alcançar maior Reputação. Ao serem comprometidas e responsáveis com seus Talentos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade.
Gerenciar a marca empregadora exige uma visão abrangente, métricas e avaliações pois para atrair e fidelizar os melhores profissionais é preciso conhecê-los, saber suas necessidades e preocupações. É preciso monitorar e detectar as tendências do mercado de trabalho e promover políticas internas que valorizem as pessoas. Queremos que os profissionais escolham ficar nas empresas por estarem satisfeitos e não por medo de mudar.
*Lylian Brandão é CEO da Merco no Brasil.
Sobre a Merco
A Merco é uma empresa de pesquisa e monitoramento reputacional que avalia a reputação das organizações desde o ano 2000. Reconhecido como o primeiro monitor auditado do mundo, realiza no Brasil atualmente quatro monitores: Reputação Corporativa; Líderes Empresariais; Responsabilidade ESG e o Ranking Merco Talento.
Baseando-se em uma metodologia multistakeholder composta por seis avaliações e 25 fontes de informação, a Merco está presente em dezenove países, fornecendo uma variedade de monitores especializados, cada um adaptado às necessidades únicas de seus clientes.
Site: https://www.merco.info/br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/mercoranking/
Twitter: https://twitter.com/mercoranking
Facebook: https://www.facebook.com/mercoranking/